Caixa de Cultura: leitura de qualidade aos colaboradores da Salarinox

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Caixa de Cultura é um programa integrador criado em 1948 pelo SESI (Serviço Social da Indústria), que promove a difusão literária itinerante pela indústria, tornando-se uma poderosa ferramenta na formação do indivíduo, ao fomentar a prática da literatura dentro do ambiente de trabalho.

A Salarinox é adepta a esse programa e recentemente renovou o seu acervo de livros com 60 novos exemplares, oferecendo opções de literatura variadas aos seus colaboradores que contribuem com a formação individual de cada um.

Além disso, os colaboradores podem levar os exemplares para casa e incentivar os familiares a obter o hábito da leitura, que faz muito bem para estimular o raciocínio, aumenta o vocabulário, amplia a criatividade e contribui com a capacidade de concentração.

A área de Difusão Literária do SESI-SP realiza a conceituação, curadoria e aquisição do acervo, monitorando todas as atividades pertinentes ao serviço. Já as unidades de Caixa de Cultura, situadas nos centros de atividades de cada cidade, são responsáveis pela mediação junto à indústria, desenvolvendo a divulgação do acervo para os demais colaboradores, agindo, dessa forma, como um mediador da leitura.

Como funciona a parceria com a Caixa de Cultura?

Ao estabelecer o convênio, a unidade de Caixa de Cultura envia à empresa um acervo literário de 40 a 300 títulos de gêneros e temáticas diversas que circularão pela indústria.

Após o tempo de permanência estipulado, que varia de quatro a seis meses, é efetuada a troca da caixa por outra com acervo atualizado e renovado. Além disso, a parceria com o SESI também promove outras ações culturais, como exposições fotográficas, que são montadas na empresa para apreciação dos funcionários e visitantes.

Quais os benefícios da Caixa de Cultura?

O serviço é totalmente gratuito e as empresas como a Salarinox, que aderem ao programa, obtém livros de qualidade, com autores renomados e oferece novas possibilidades de desenvolvimento pessoal por meio da leitura.

Outros benefícios que podemos destacar com o projeto Caixa de Cultura são:

  • Incentivar e promover a leitura entre os colaboradores e seus familiares;
  • Estimular a apreciação estética e artística;
  • Ampliar o leque de conhecimento por meio de obras de diversos gêneros como romances, poesias, contos, crônicas e relatos de viagem;
  • Desenvolver o raciocínio e a criatividade no dia a dia.

Na Salarinox, desde que a ação foi implantada, os colaboradores têm aproveitado muito bem todo o acervo disponibilizado pelo SESI.

 

Essa é mais uma atividade interna que promovemos aos nossos colaboradores incentivando o seu desenvolvimento pessoal, além de dar oportunidade de leitura também aos seus familiares. Promover o bem-estar de nossos colaboradores, faz parte da visão da empresa e ser feliz é um dos principais valores da Salarinox, por isso, buscamos parcerias que realmente contribuam com o seu dia a dia”, ressalta Marcio Moso, coordenador de RH da Salarinox.

 

Para saber mais sobre a empresa e seus serviços, acesse www.salarinox.com.br/sobre

CONFIRA NOSSAS
ÚLTIMAS NOVIDADES