Quais as diferenças entre o aço inox e as ligas especiais?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os produtos fabricados em aço inox e ligas especiais são essenciais para uma variedade de aplicações industriais, cada um com suas características distintas que os tornam adequados para diferentes contextos.

Nesse sentido, é importante explorar algumas das diferenças fundamentais entre esses dois materiais. Confira:

Composição química:

O aço inox é uma liga de ferro, cromo e níquel, conhecida por sua resistência à corrosão e durabilidade.

Ligas especiais, por sua vez, incorporam uma gama mais ampla de elementos, como cobalto, tungstênio e molibdênio, conferindo propriedades únicas para atender a requisitos específicos.

Resistência à corrosão:

O aço inox é notável por sua resistência à corrosão em ambientes diversos, tornando-o ideal para aplicações em que a exposição a elementos corrosivos é uma preocupação.

Ligas especiais, frequentemente projetadas para resistir a condições mais extremas, oferecem uma resistência superior em ambientes agressivos, como na indústria química.

Aplicações específicas:

O aço inox é comumente utilizado em setores como construção, utensílios domésticos, e indústrias alimentícia e farmacêutica.

Ligas especiais são preferidas em aplicações mais especializadas, como na fabricação de componentes aeroespaciais, médicos, e em equipamentos de perfuração de petróleo, onde as exigências de resistência e desempenho são excepcionais.

Custo e disponibilidade:

Geralmente, produtos em aço inox são mais acessíveis e amplamente disponíveis no mercado.

Ligas especiais podem ter um custo mais elevado devido à complexidade de sua composição e à demanda por elementos metálicos específicos, o que pode impactar a disponibilidade.

A Salarinox é uma empresa especializada há quase 29 anos na produção de ambas matérias-primas, fabricando conexões, tubos, flanges, caldeiraria e peças especiais em aço inox e ligas especiais, atendendo todo o território nacional e com estrutura de fábrica própria e que passou por uma constante modernização nos últimos dois anos.

“A escolha entre aço inox e ligas especiais depende das necessidades específicas de cada aplicação. Enquanto o aço inox oferece uma solução confiável e versátil, as ligas especiais são direcionadas para situações que demandam propriedades excepcionais, destacando-se em ambientes mais desafiadores e aplicações especializadas”, explica Amana Salari, administradora da Salarinox.

Com uma equipe altamente treinada e uma fábrica com equipamentos de última geração, a Salarinox consegue ter um atendimento personalizado e completo, ajudando os clientes na sua necessidade a estreitando um relacionamento próximo.

Conheça mais detalhes sobre os serviços da Salarinox: www.salarinox.com.br/sobre

CONFIRA NOSSAS
ÚLTIMAS NOVIDADES